Buscar
  • Home n´ Joy

Tudo o que precisa de saber sobre Design de Interiores

Atualizado: Mai 2

O interior da sua casa é uma projecção natural da sua essência, daí a importância de investir na decoração. O design de interiores pretende aliar a estética à funcionalidade, indo muito mais além de apenas decorar um ambiente, permitindo dar conforto, segurança e sensação calorosa e acolhedora à sua casa.


Transforme a sua casa no seu lar. Se pretende modernizar ou tornar a sua casa mais adequada a si, pense na integração da funcionalidade à estética e invista numa Remodelação com Projecto de Arquitectura ou de Design de Interiores integrado. Para que tenha a casa com que sempre sonhou.


História:

O Design ou Arquitetura de Interiores é uma arte que foi, desde a utilização da sua designação, associada a pessoas de elite ou a famílias burguesas endinheiradas. É interessante perceber que só no século XX é que se dissociou o design de interiores da Arquitetura. Apesar de artes complementares, são bastante diferentes na sua essência. Arquitetura é técnica, onde a forma segue a função, e o Design de Interiores coloca a estética em destaque.


A partir do século XXI o design de interiores tomou o rumo muito diferente, consequência de um globalização e capacidade de divulgação de informação. A sua crescente importância no mundo atual, em que a estética se tornou fundamental, levou a que cada vez mais as pessoas recorram ao técnico de interiores para criar um ambiente distinto na sua casa ou no seu local de trabalho.


A união da Arquitectura e Engenharia com o Design de Interiores é, sem dúvida, uma mais valia, pois o conhecimento ao nível da construção e da estrutura e métodos construtivos ajudam a solucionar melhor algumas contrariedades relacionadas com a construção e podem trabalhar os espaços de forma mais realista, não colocando em causa, por exemplo a estabilidade ou a exequibilidade do projeto. É também importante a integração com o know how na realização e interpretação de projectos e a execução dos mesmos, tendo em conta todos os pormenores, quer seja de execução, acabamento e/ou decoração. Apenas esta integração levará à perfeição que pretendemos na Home ´N Joy Remodelações.


Nesse sentido, e indo ao encontro da nossa constante procura pela perfeição, elegância e atenção aos detalhes, orgulhamo-nos da nossa parceria com Ana Cristina Lourenço, Arquitecta e Designer de interiores, de modo a conseguir, de maneira integrada e elegante, executar qualquer projecto que tenha em mente!

Porquê Design de Interiores?

O Design de interiores está relacionado com a criação de ambientes que favoreçam o bem estar das pessoas. Este trabalho envolve o estudo de vários elementos, como a distribuição dos espaços, dos elementos decorativos, do mobiliário, a iluminação, a localização de equipamentos, sua distribuição e acessibilidade, as cores, os materiais e outros pormenores associados ao Design. Todos estes pormenores, pensados, projectados, integrados e executados na perfeição, conseguirão um conjunto único e envolvente, em sintonia com o estado de espírito, modo de vida e tendências decorativas de cada cliente. O inicio é a criação do conceito. E isto aplica-se a qualquer obra de arte, como a sua casa...

Assim, nenhum projecto será iniciado sem serem auscultadas as necessidades, ideias e sonhos do seu projecto! Queremos que tenha a casa com que sempre sonhou!


Qual o processo criativo?

Definir o conceito através das tendências e inspirações, gostos, e a qualquer coisa que o cliente defina como primordial. O ponto de partida para o estudo de um projecto pode ser qualquer coisa: um quadro, ou estilo decorativo, um filme, um criador de moda, um pintor... Algo que inspire o cliente.

É importante mantermo-nos actualizados no que toca às novas tendências criativas e tecnológicas, integrando o quotidiano e a história e adaptando cada projecto à vivência, local e cultura. Nos últimos anos a decoração passou a ser tendencialmente sazonal, daí ser necessário ter isso em conta. As tendências da moda vão-se alterando ao longo do tempo, sendo importante indicar soluções mais neutras para que a opção não passe a ser obsoleta passados poucos anos.

A decoração complementa o projeto de construção, remodelação ou transformação do espaço. Quando se pensa desenhar ou remodelar uma casa, a primeira coisa a ser analisada é a rentabilização e otimização do espaço. Depois disso segue-se o processo criativo, nunca descurando a coerência dos materiais. A criatividade não tem limites. O limite é a nossa vontade e todos os elementos e detalhes são importantes. E para nós, enquanto empresa, os pormenores são fundamentais.

Começamos pela distribuição de espaço e a sua tipologia, tipo de materiais utilizados, tipo de pavimento e revestimento, distribuição de cores e texturas, localização dos móveis, tipo de iluminação e introdução de elementos decorativos. Como finalização desta apresentação existe uma frase chavão, muito em voga na linguagem contemporânea, mas que se mostra cada vez mais eficaz no design de interiores: “A simplicidade é a chave da elegância”.


Projectos

1. Arquitetura: projectos de alteração de edifício exterior

Para este projecto foi-nos solicitada a alteração total do estilo existente da fachada exterior de toda a casa, tornando-a mais funcional e apelativa. Projecto onde os elementos de destaque eram importantes. As linhas orientadoras podem ser difusas. No final parece tudo simples e fácil.. mas como foi o caminho até vermos o resultado? Estudo feito previamente em esquiço, passamos depois para o desenho em 3D.


2. Arquitectura: alteração de fachada e interior

Este é um exemplo de união perfeita entre o clássico e o moderno! Vemos aqui perfeitamente que, mantendo as raizes e a essência da casa, conseguimos transformá-la num exemplo de elegância e funcionalidade.


3. Design de interiores: definição de layout

É importante aliar estética e funcionalidade de modo a criar um layout adequado ás necessidades do espaço e dos seus usuários. Organização e bom fluxo dos espaços criaram um layout apelativo, quer seja através da alteração da dinâmica do espaço, como através de mobiliário ou outros objectos.


Um dos cuidados primários a ter no estudo de um espaço é a necessidade do cliente. Normalmente nas grandes cidades a resposta é arrumação. O design moderno afastou-se da habitual casa cheia de móveis, escuros, que nos roubam espaço. Agora desejamos espaços fluidos com arrumação oculta e integrada, que nos permita circular sem ultrapassar obstáculos. Nós sabemos a forma de o conseguir, fale connosco!


4. Design de interiores com design de mobiliário

É imprescindível a qualquer projecto de design de interiores ter em conta as condições de conforto e ergonomia do espaço, seja ele no que toca à iluminação, temperatura ou condições de acústica do espaço, tornando elegante e confortável.


5. Design de interiores: seleção de materiais decorativos

A escolha de materiais de revestimento é um ponto fulcral e dará cara ao seu projecto. A coerência, a lógica, a simplicidade ou complexidade do conceito pretendido, a energia, são vários os elementos a enquadrar. O local onde está inserido o espaço e a sua envolvente são também conceitos importantes a ter em conta. Peça ajuda aos profissionais competentes e tenha a certeza de que um bom resultado é garantido!



6. Ultimas tendências:

Estar a par das tendências é fundamental! Um designer de interiores tem que se manter actualizado. Necessita procurar fornecedores, ideias inovadoras e fazer parcerias que sejam uma mais valia, de modo a que o que foi pensado e projectado seja executado com brio e ao pormenor.


Inspire-se para o dia especial que aí vem, o DIA DA MÃE, e ofereça algo que ela nunca esquecerá.


Não perca o próximo artigo: As grandes tendências para 2021 em design de interiores.


Assim, como o que nos caracteriza enquanto empresa e na escolha dos nossos parceiro, é o trabalho com brio e com paixão, tentando satisfazer as necessidades dos nossos clientes. Desde o projecto até à entrega da chave...


Trabalhando com amor pelo que se faz, o resultado pretendido é sempre a excelência!


Veja estes e outros projectos através das páginas e/ou redes sociais:

- www.homenjoy2019@gmail.com

- www.cristinalourenco.pt

Ou fale connosco através dos contactos :

- homenjoy2019@gmail.com / 968046024

- ola.cristina.lourenco@gmail.com / 965556380



14 visualizações0 comentário