Buscar
  • Home n´ Joy

Qual o tipo de piscina que mais se adequa a si?

Espreite este artigo e conheça os tipos de piscina existentes e qual o que mais se adequaria a si.


  1. Piscinas de plástico portátil:

Conhecidas por todos, miúdos ou graúdos, têm vindo a conseguir cada vez mais adeptos. Com diversas soluções, desde modelos pequenos a modelos com elevada capacidade, são uma óptima solução para diversão em familia.


São práticas, podendo ser montadas e desmontadas de acordo com a necessidade, optimizando o espaço disponível e evitando a manutenção periódica essencial nas piscinas convencionais. Alguns modelos vêm já com bombas de filtragem de água e até com sistemas de aquecimento.


São de simples instalação, de custo acessível, mas são mais frágeis (terá que ter algum cuidado no local de montagem, devendo certificar-se que não há nenhum objecto pontiagudo ou que possa danificar o vinil).

Se pretende um modelo mais duradouro, este tipo de piscina não será para si. Mas se o que pretende é uma opção acessível, simples, que optimize o espaço disponível (principalmente se for limitado), proporcionando momentos divertidos em familia, esta será uma opção a ter em conta.


2. Piscinas de superfície desmontáveis:


Para além das piscinas de plástico portáteis, existem outras opções mais duradouras de piscinas de superfície, que poderão durar montadas o ano todo, tais como piscinas montáveis em aço, ou madeira, que poderão dar o efeito que pretende num espaço limitado.


Piscinas de paredes de aço laminado com perfil vertical, permitem instalação durante todo o ano, tendo a resistência necessária para durar verão sobre verão, durante alguns anos. A maioria tem protecção UV para evitar os danos do sol. Normalmente vêm já equipadas com bombas de filtragem de água e não obviam a necessidade de manutenção da qualidade da água.


Piscinas em madeira poderão ser uma óptima solução para quem procura uma piscina duradoura, mas que não queira necessariamente uma solução enterrada. São a gama alta das piscinas desmontáveis, pensadas para decoração. Existem modelos totalmente em madeira, ou apenas revestidos a madeira. Não esquecer que este modelo, apesar de duradouro, necessitará de manutenção periódica.

3. Piscinas elevadas:


Existem piscinas de superfície, não desmontáveis e mais duradouras, que poderão ser consideradas conferindo uma maior elegância e versatilidade ao mesmo tempo que permitem optimização de espaço e integração num conceito de decoração.


Piscina utilizando materiais como betão, alvenaria, madeira e/ou vidro são um exemplo de elegância e modernidade. Para além de serem originais, têm a vantagem de apresentar custos menos elevados na sua construção, pois obvia a necessidade de escavar o terreno tão profundamente como nos modelos convencionais, tornando-a também mais versátil e possível em locais onde por vezes escavar seria impossível. Poderão ainda ser modelos a considerar em quintais ou terraços com pouco espaço, pois permitem optimização de espaço, escolhendo modelos e tamanhos que mais se ajustem.


O vidro é um material que por si só transmite elegância e sofisticação a qualquer projecto e a sua conjugação com outros materiais poderá ser uma maneira de manter o orçamento sem abrir mão da modernidade que pretende. Para além da sensação de amplitude dar-lhe-á a perfeita harmonia com o ambiente envolvente.

4. Piscinas enterradas:


São a opção mais convencional e comum. Poderão ser personalizadas, adequando-se melhor ao seu espaço, mas são menos versáteis e mais caras. No entanto são piscinas duradouras, podendo durar toda a vida. Ideais para jardins com algum espaço disponível.


Poderão ser construídas de diversos materiais:

- Betão/alvenaria: podem ser projectadas e costumizadas ao seu gosto e espaço disponível, tornando-se num modelo bastante versátil. Para além disso pode escolher diversos acabamentos, conseguindo uma maior personalização. Necessita de um correcto isolamento e é dos modelos mais caros e com maior tempo de construção.

- Fibra de vidro: são modelos mais baratos e de instalação mais rápida e têm uma limpeza mais simples, devido ao material em si. No entanto não permitem tanta adequação e versatilidade, ficando a escolha limitada aos modelos existentes.

- Vinil: O material estrutural destes modelos é semelhante ao das piscinas de betão, pelo que tem a sua versatilidade e potencial de personalização, no entanto é utilizado vinil para o revestimento das paredes da piscina, sendo a única coisa que difere do primeiro modelo de piscinas apresentado. A grande vantagem é a facilidade de manutenção e limpeza, a mais rápida construção e menor custo. O vinil tem uma duração de cerca de 10 anos, no entanto é mais frágil, mais sensível a dano por trauma ou por objectos, podendo ter que ser substituído, sendo menos duradouro.


5. Piscina Natural:


Com menos produtos químicos e maior integração com a Natureza, poderá ser uma solução interessante. Deverá integrar uma zona com plantas e cascalho pois permitirão uma melhor qualidade da água. Deverá ainda contar com um conjunto de bombas para filtragem e circulação de água.


6. Toques de modernidade:


Não se esqueça de dar uns toques de sofisticação e glamour à sua piscina, qualquer que seja o modelo escolhido, tornando-a mais moderna e apelativa:

- Piscina com cascata

- Piscina com borda infinita

- Piscina com jacuzzi

- Aposte na iluminação

- Não esqueça a decoração e a inclusão de mobiliário moderno e confortável


Qual o seu modelo de piscina? Existem diversos tamanhos, feitios e modelos de piscina , sendo necessário pesquisar o que melhor se adequa a si, ao seu espaço e à sua familia. Depois disso, é diversão garantida!

Se necessita de ajuda fale connosco!







12 visualizações0 comentário